Quando falamos em manutenção logo lembramos do mecânico sujo de graxa, de algo quebrado, troca de peças e outras coisas. Mas você sabia que existem diferentes maneiras de se fazer manutenção?

Vandão, o seu mecânico saradão, lhe explica duas maneiras de se fazer a manutenção de sua motocicleta e quais as diferença entre elas.

O método de manutenção mais conhecido e usado é a Manutenção Corretiva, que nada mais é do que o concerto de algo que já quebrou em sua motocicleta. Desde o concerto de um simples retrovisor quebrado até a troca do cabo de acelerador, que acabou de se partir. Ou seja, a Manutenção Corretiva espera o problema aparecer para então concertar-lo.

Já a Manutenção Preventiva descobre de antemão quais itens em sua motocicleta estão com sua vida útil perto do fim. Realizando sua troca antes da quebra. A Manutenção Preventiva teve início na manutenção aeronáutica, pois um avião não pode quebrar no ar. E dada a sua eficiência foi adotada rapidamente pela indústria a fim de tornar suas máquinas mais eficientes e ficarem menos tempo paradas. Por fim, logo se difundiu por todas as áreas.

O hábito de se fazer a Manutenção Preventiva ainda encontra resistência por grande parte dos consumidores. Porém, cada vez mais a Manutenção Preventiva ganha novos adeptos e começa a fazer parte dos planos de manutenção das motociclistas.

Manutenção-Preventiva-Manutenção-Corretiva-600

Veja abaixo alguns motivos que farão você a olhar com outros olhos para a Manutenção Preventiva:

#1 GASTOS INESPERADOS: Embora no primeiro momento pareça que realizar a Manutenção Preventiva seja mais cara, pois realiza-se trocas de peças antes de estarem danificadas, na verdade ela chega a ser de 40 à 70% mais barata. Já se imaginou com a moto quebrada no meio da estrada, tendo de contratar um guincho, pegar um taxi? Isso sem contar que você poderá estar longe de casa e de seu mecânico de confiança. Dependendo da hora e do dia da semana, ainda terá de se sujeitar aos preços do primeiro socorro mecânico que conseguir. Se ainda não se convenceu, imagine ainda se essa quebra te faz perder um compromisso importante, como uma prova da faculdade, uma entrevista de emprego ou até aquele encontro com o gato que você estava paquerando há tempos.

#2 ECONOMIA DE DINHEIRO: Realizar Manutenção Preventiva impede que peças relacionadas à peças que estão no fim de sua útil sejam danificadas. Aumentando ainda mais o custo do reparo. Um bom exemplo é que se você não trocar as pastilhas de freios, por elas estarem no fim, acabam danificando o disco de freio também, tornando o concerto ainda mais caro. Ou seja, além de trocar as pastilhas você terá de trocar o disco de freio também.

#3 PREVINE MULTAS: A Manutenção Preventiva pode evitar multas. Paradas em locais proibidos pela quebra da motocicleta, lâmpadas queimadas e pneus gastos outros podem gerar multas para a motociclista.

#4 SEGURANÇA: A Manutenção Preventiva evita acidentes. Já imaginou ficar sem freios justamente quando você mais precisa? Ou ainda, precisar mudar de direção rapidamente e a caixa de direção travar por falta de lubrificação?

#5 CONFIABILIDADE: A Manutenção Preventiva aumenta a confiabilidade de sua motocicleta, peças em bom estado duram mais e apresentam menor risco de quebra. Há coisa melhor que sentar em sua motocicleta e saber que ela te levará com segurança até o destino final?

#6 ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL: A Manutenção Preventiva ajuda a economizar combustível. Pneus calibrados, carburador regulado ou sistema de injeção limpo, velas limpas e com a abertura correta, cabos de velas em perfeitas condições são itens do Check Lista da Manutenção Preventiva que, quando em ordem, auxiliam para a economia de combustível de sua motocicleta.

#7 SUA MOTOCICLETA NOVA POR MAIS TEMPO: A Manutenção Preventiva faz sua motocicleta ter um tempo de vida maior. Peças em bom estado, lubrificação em dia, motor regulado e limpo garantem uma vida mais longa a sua motocicleta e seus componentes.

#8 ECONOMIA DE TEMPO: A Manutenção Preventiva economiza tempo, pois pode ser feita em dias ou em horários em que não causem transtornos nem conflitem com a agenda do proprietário. Por exemplo, você pode agendar a manutenção preventiva de sua motocicleta enquanto dá aquele trato no cabeleireiro e manicure, ou então durante o expediente do serviço, já que muitas oficinas oferecem o serviço de leva e traz.

#9 VALORIZAÇÃO DA MOTOCICLETA: A Manutenção Preventiva valoriza e facilita a revenda de sua motocicleta, pois uma moto bem cuidada atrai mais compradores o que aumenta o sucesso de venda por um bom preço.

#10 PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: A Manutenção Preventiva preserva o meio ambiente, motor regulado reduz as emissões de poluentes na atmosfera.

Não há dúvidas que prevenir é melhor do que remediar, não é meninas?