Noticias

YAMAHA faz dobradinha nas 24 horas de Le Mans

As equipes oficiais Yamaha EWC GMT94 e EWC YART fizeram dobradinha, em primeiro e segundo lugar no pódio, respectivamente, na FIM 24 Horas, em Le Mans, na França – segunda etapa do mundial de Endurance. Durante toda a prova, os dois times lutaram com diferenças de tempo menores que um minuto, e terminaram 11 voltas à frente dos demais competidores da categoria.

Antes de completar as 860 voltas, a equipe Yamaha GMT94, formada por David Checa (ESP), Niccolò Canepa (ITA) e Mike Di Meglio (FRA), viveu um drama. Canepa teve febre durante a noite, e mesmo assim continuou pilotando até as nove horas da manhã, quando então passou o comando aos seus dois companheiros de equipe para que completassem as sete horas finais de disputa.

A EWC YART, que teve como pilotos Broc Parkes (AUS), Marvin Fritz (ALE) e Kohta Nozane (JAP), liderou a corrida por 20 horas, quando começou a perder ritmo de prova. A equipe descobriu somente tarde demais, na troca de pilotos, que acidentalmente o mapeamento da R1 tinha sido alterado para condição de chuva, resultando em uma entrega menor de potência. O time GMT94 assumiu a ponta e conquistou a vitória, deixando a YART em segundo lugar, distante 19.819 segundos.

(Foto Divulgação)

Christophe Guyot
Chefe da equipe GMT94

“Se tínhamos que brigar pelo título com alguém, eu queria que fosse com Mandy (Mandy Kainz – chefe da equipe YART), que é meu amigo. E foi o que aconteceu. Estou muito feliz por ele e como provou que sua equipe é incrivelmente forte e profissional, ele merecia a batalha que tivemos. O seu time  de pilotos estava muito forte, e era importante que nós tivéssemos também um trio forte para competir. Mike, David e Niccolò foram incríveis, e eu acho que  os pilotos de ambas as equipes foram os melhores da corrida. Foi uma prova de dois times pela ponta – GMT e YART. A única motocicleta que era impossível alcançar era a R1 da YART! Seu ritmo era inacreditável. Tentamos muitas estratégias e levou 20 horas para alcançarmos a liderança. Parabéns a eles e à Yamaha porque para que a disputa fosse dessa forma, precisávamos de uma moto incrível, forte, confiável e rápida. Este sucesso de hoje é sinal de todo o trabalho da família Yamaha. Trabalhando juntos, em equipes, compartilhamos dados e aprendizagens para que possamos todos ser mais competitivos. Finalmente, obrigado à minha equipe que trabalhou incansavelmente durante o fim de semana para conquistarmos essa vitória.”

(Foto Divulgação)

Mandy Kainz
Chefe da equipe YART

“Estou muito orgulhoso pelo resultado dos meus pilotos e da minha equipe. Todos deram o máximo que puderam e durante 20 horas de corrida fomos imbatíveis. Infelizmente nós tivemos uma mudança acidental no mapeamento da moto para condição de chuva, mesmo com a pista seca, e isso nos prejudicou bastante. Acho que sem esse incidente, o resultado da prova poderia ter sido diferente. Nossos dois jovens pilotos que nunca estiveram aqui, mostraram estar em um nível impressionante. A R1 foi uma moto perfeita, não só por nos manter na ponta por 20 horas, mas por colocar as duas equipes Yamaha, 11 voltas à frente de qualquer outra, e isso diz muito. Parabéns a Christophe (Christophe Guyot – chefe da equipe GMT94) e à equipe GMT94, eles fizeram uma corrida incrível, e a emocionante batalha entre os times Yamaha vai ser lembrada por muito tempo.”

Resultado Final – 24 Heures Motos

  1. GMT Yamaha Official EWC Team – Yamaha YZF-R1 – 860 laps  24:04:27
  2. YART Yamaha Official EWC Team- Yamaha YZF-R1 – 860 laps  +19.819
  3. Team SRC Kawasaki – 848 laps  +12 lps
  4. Suzuki Endurance Racing Team – 848 laps  +12 lps
  5. F.C.C. TSR Honda – 843 laps  +17 lps
  6. Tati Team Beaujolais Racing – 837 laps  +23 lps
  7. Moto AIN CRT – Yamaha YZF-R1 – 834 laps +26 lps
  8. Maco Racing Team – Yamaha YZF-R1 – 831 laps  +29 lps
  9. Yamaha Viltaïs Experience – Yamaha YZF-R1 – 829 laps  +31 lps
  10. AM Moto Racing Competition – 824 laps  +36 lpsClassificação EWC World Championship
  1. Suzuki Endurance Racing Team – 95 points
  2. TEAM SRC KAWASAKI – 92
  3. GMT Yamaha Official EWC Team – 71
  4. F.C.C. TSR Honda – 67
  5. YART Yamaha Official EWC Team – 62
  6. MACO RACING Team Yamaha – 54
  7. EVA RT WEBIKE TRICK STAR – 53
  8. Tati Team Beaujolais Racing – 48
  9. MOTO AIN CRT Yamaha – 48
  10. Yamaha Viltaïs Experience – 38

 

Mostrar mais

Amanda Pagliari

Desde 2009, primeiro portal brasileiro a abordar a abordar o mundo do motociclismo para mulheres. https://www.instagram.com/amanda.pagliari/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo