A Honda apresentou ao mercado a nova NXR Bros 160 com importantes aperfeiçoamentos. A motocicleta, que em 2015 passou a ter novo motor de 160cm3, aposta em nova tecnologia de freios como principal diferencial, trata-se do sistema CBS (Combined Brake System) de frenagem combinada.

Desde seu lançamento, no ano de 2003, mais de 2 milhões de Bros saíram da linha de montagem da fábrica de Manaus. Esse número expressivo de vendas mostra que a motocicleta caiu no gosto dos brasileiros, principalmente das mulheres. E isso pode ser pode ser explicado pela sua ótima ciclística e versatilidade de pilotagem, seja em estradas de terra como nas esburacadas cidades ou em rodovias de pavimentação perfeita.

Versatilidade em todo terreno

A vocação da Honda NXR 160 Bros para encarar pisos irregulares com total segurança e garantindo pleno conforto a seu condutor é, em grande parte, mérito do excelente conjunto ciclístico. O exclusivo chassi de berço semiduplo de aço, a suspensão dianteira telescópica e a suspensão traseira monoamortecida – capazes de oferecer um generoso curso de 180 mm à roda dianteira e de 150 mm à traseira – conferem à Bros 2018 versatilidade ímpar.

A opção técnica pelo chassi de berço semiduplo em oposição ao mais comum chassi tipo diamond favorece a NXR 160 Bros, dando-lhe a rigidez necessária para exaltar a boa dirigibilidade e resistência que se espera de uma motocicleta efetivamente projetada para uso on/off.

Segundo a Honda, a aplicação do sistema CBS de frenagem combinada na NXR 160 Bros representou um desafio técnico não só por causa do longo curso das suspensões como pelo centro de gravidade mais elevado do modelo, fator que é devido ao posicionamento do motor e do escapamento diferente de modelos tipo “street“. Este comportamento dinâmico diverso em frenagem demandou um ajuste específico do sistema CBS para a Bros 2018, levando em consideração não apenas estas características como a adequação para o uso em terrenos com baixo índice de aderência como chão de terra batida.

A NXR 160 Bros ESDD 2018 continua equipada com freios a discos em ambas as rodas. O sistema CBS foi configurado para que, ao acionar o freio traseiro,  aproximadamente 30% da capacidade de frenagem dianteira seja acionada simultaneamente, limitando o mergulho da motocicleta no momento da frenagem, favorecendo a redução de espaço de parada e mantendo a estabilidade, proporcionando assim uma maior segurança ao usuário.

Outra novidade técnica da Bros 2018 é o garfo de suspensão traseira, cuja nova especificação oferece mais resistência ao componente e incremento à rigidez, beneficiando a durabilidade e estabilidade.

 

Motor menos poluente

A NXR 160 Bros é equipada com o motor monocilindro FlexOne (etanol/gasolina) arrefecido a ar de 4 tempos, alimentado pelo sistema de injeção PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O comando único de válvula no cabeçote (OHC – Over Head Camshaft) atua em balancins roletados. Com capacidade de exatos 162,7 cm3 é capaz de gerar 14,7 cv (etanol) e 14,5 cv (gasolina) a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m (etanol) e 1,46 kgf.m (gasolina) a 5.500 rpm.

Tal motor recebeu nesta versão que equipa a Bros 2018 um novo sensor de O2, cuja maior sensibilidade e capacidade na leitura dos gases permitiu um funcionamento mais eficiente e com baixos índices de emissão de poluentes, em plena conformidade com o Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Novo Painel

O característico paralama alto em conjunto com o farol poligonal emoldurado por uma carenagem multifacetada dá à NXR 160 Bros uma personalidade consoante à sua robustez, que é confirmada pelas aletas laterais do tanque com dupla função, proteger o reservatório de combustível em caso de eventual impacto e atuar na captação de ar para o motor.

O assento em dois níveis tem a conformação adequada para garantir conforto ao piloto e passageiro como favorecer os deslocamentos do corpo que a pilotagem em terrenos acidentados costumeiramente exige.

Na NXR 160 Bros 2018 estreia o conjunto de instrumentos “blackout” digital, onde o fundo escurecido permite um maior contraste das informações melhorando a visibilidade e facilidade na leitura. É dotado de velocímetro em LED, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta.

Disponível na rede de concessionárias à partir de Outubro nas cores Laranja, Vermelho e Azul, a Bros 2018 tem preço público sugerido de R$ 11.990,00 base no estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Fotos: Honda/Divulgação