Avaliação de Moto

Harley-Davidson Night Rod Special uma fera encantadora

Testamos a motocicleta fora do seu habitat natural, nos corredores de São Paulo

Tive o imenso prazer de pilotar a Night Rod Special, sonho de consumo de muitos homens e mulheres.

A Harley-Davidson acertou em cheio ao desenvolver uma motocicleta que impõe respeito, não só pela alta performance do motor Revolution® de 1.250cm³, desenvolvido em parceria com a Porsche, mas também pelo design maravilhoso.

Essa combinação caiu tanto no gosto dos brasileiros que o Brasil está em segundo lugar entre os países que mais vendem a família V-Rod, a qual a Night Rod Special esta inserida.

Realmente é uma motocicleta para ser vista e ouvida. Me desculpem os amantes do ronco tradicional Harley-Davidson, mas essa motocicleta faz um som delícia! Algo muito parecido com o da turbina de um avião, um assobio gostoso, não sei como descrever em palavras (no vídeo fica mais fácil de entender).

Características

Começando pelo design, a Night Rod Special realmente chama a atenção, por onde passava todo mundo parava para olhar. Fui mera coadjuvante diante do charme da motocicleta.

O perfil traseiro cônico com lanterna de LED ressalta o imponente pneu traseiro Michelin Scorcher de 240mm. As rodas de alumínio e o garfo invertido diminuem a massa não suspensa e deixam a condução mais ágil. Demorei cerca de 2 dias para me acostumar totalmente com a motocicleta. Depois disso ela ficou levíssima na minha mão e, como vocês podem ver no vídeo, andei bem no corredor.

Os comandos com recuo, combinados com o guidão estilo drag recuado e levemente projetado pra frente, proporcionam mais conforto na pilotagem. A posição das pernas também é super confortável, o encaixe em cima do tanque dá mais estabilidade e conforto. O painel triplo – de muito bom gosto e de fácil leitura, com iluminação de LED – traz mostradores de velocidade, rotação e nível de combustível.

Inspiradas no design dos carros esportivos, as rodas de 5 raios foram reformuladas, sendo cerca de 1,4 kg mais leves que as antigas rodas da família V-Rod.

Só tenho uma palavra para descrever o assento: delícia. Não me recordo de ter pilotado outra motocicleta com um assento tão gostoso como o da Night Rod Special, praticamente um sofazinho. Para quem viaja de moto sabe que a posição de pilotagem e a qualidade do banco fazem toda a diferença para o piloto chegar “inteiro” ao destino. Além disso, a qualidade e o acabamento são de primeira, é nitidamente visível o capricho que a Harley-Davidson teve em todos os detalhes.

Outro ponto importante é que o assento possui cerca de 65 cm de altura do solo. Embora não fez muita diferença para mim, pois tenho 1,77cm de altura, isso é um bom atrativo para as mulheres que são baixas.

Quem acha que a moto é só “maravilhosa por fora” está enganado. Preparado para gerar 125cv de potência, o motor Revolution de 1250 cm³ refrigerado a líquido é o mais potente da Harley-Davidson. Com duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, ele entrega 11,3 kgf.m de torque a 7.250 rpm, mantendo-se refinado e macio até o limite de rotações. Como citei anteriormente a tecnologia foi desenvolvida em parceria com os engenheiros da Porsche.

Segundo a fabricante, o escapamento foi concebido para, além de ser um ponto alto no design, ter alto desempenho, possuindo ponteira dupla e ostentando dois silenciadores com acabamento escovado, ponteiras e proteções revestidas em preto.

A Night Rod Special vem equipada com freios Brembo de discos duplos. Além disso, o sistema ABS (Anti-lock Braking System) reduz a chance de travamento das rodas quando for necessário frear bruscamente. O sensor de velocidade do ABS foi escondido, para que a moto mantenha seu visual clean.

Assim como tinha mencionado no teste da Sportster 1.200 cc, a Night Rod Special vem com o exclusivo H-D Smart Security System, um sistema de segurança, instalado na fábrica, que ativa e desativa as funções de segurança da motocicleta, conforme você se aproxima ou se afasta da moto. Você não precisa colocar chave na ignição pois não há ignição, e é só manter a chave junto com você que a Night Rod Special liga.

Desempenho nos corredores de São Paulo

Não tenho dúvidas de que estrada é o habitat natural da Night Rod Special, por isso resolvi desafiá-la e andar pelos corredores de São Paulo, para sentir como ela se sairia fora da zona de conforto.

E como pode ser visto no vídeo vídeo, ela se saiu bem. A motocicleta tem ciclística acertada e me surpreendeu. O que dificultou foi o tamanho da moto, principalmente quando o corredor era estreito.

A moto é uma delícia de pilotar. Assim que você acelera ela responde rapidamente, difícil manter a velocidade permitida logo na primeira marcha.

Já no segundo dia estava mais confiante e dominando totalmente a “moto do Batman”, apelido dado carinhosamente por um senhor que me viu parada no farol: “Olha a moto do Batman,” ele gritou. rs

Um ponto de dúvida, principalmente para as mulheres, é o peso. O peso total da Night Rod Special, em ordem de marcha, ou seja pronta pra andar é de 302kg. Ela é pesada sim. O peso não é sentido quando se está em movimento, mas basta parar para manobrá-la que você sente a dificuldade. Principalmente se tiver que ir de ré uma subida, só com ajuda.

Como citei no vídeo o amortecedor é um pouco duro, evite os buracos. Certamente as ruas de São Paulo não merecem essa motocicleta, seja pela péssima qualidade do asfalto, seja pelo limite de velocidade imposto nas vias. Ela não foi feita para andar a 50km/h. Também senti um pouco de dificuldade em fazer curvas.

Caso seja adquirida para andar com garupa, recomendo a compra de um banco de garupa opcional, vendido pela própria Harley-Davidson

Melhorias

Como citei no vídeo, achei que a moto esquentou demais, com a possibilidade até de queimar a parte interna da perna. Você não sente esquentar na pilotagem, só quando esta parada. Claro que a motocicleta não foi feita para andar a 50km/h e ficar no “anda-e-para” da cidade, mas é um ponto que me chamou a atenção como um ponto negativo para uso urbano.

A Night Rod Special 2015 vem nas cores Vivid Black, Black Denim, Superior Blue e Deep Jade Pearl, as duas últimas, novidades para o modelo. Freio ABS de série e a Vivid Black tem preço a partir de R$60.000,00.

Ficha Técnica da Night Rod Special

Dimensões
Comprimento 2.440 mm
Altura do Assento, Descarregada 675 mm
Distância do Solo 115 mm
Ângulo da Coluna de Direção (Graus) 34
Trail 142 mm
Distância entre Eixos 1.702 mm
Pneu Dianteiro (Especificação) 120/70ZR-19 60W
Pneu Traseiro (Especificação) 240/40R-18 79V
Capacidade de Combustível 18,9 l
Capacidade de Óleo (com filtro) 4,7 l
Peso Seco 289 kg
Peso em Ordem de Marcha 302 kg

Motorização

Motor Refrigeração líquida, Revolution®, 60° V-Twin
Diâmetro do Pistão 105 mm
Curso do Pistão 72 mm
Cilindrada 1.247cm³
Relação de Compressão 11,5:1
Sistema de Alimentação de Combustível Injeção Eletrônica de Combustível por Porta Sequencial (ESPFI)

Transmissão

Transmissão Primária Engrenagem, relação 117/64
Relação de Transmissão – 1a marcha 10,969
Relação de Transmissão – 2a marcha 7,371
Relação de Transmissão – 3a marcha 5,9
Relação de Transmissão – 4a marcha 5,095
Relação de Transmissão – 5a marcha 4,563

Chassis

Escapamento Escapamento de cano duplo reto com acabamento escovado, silenciadores duplos, capa de proteção térmica preta e ponteiras pretas
Roda Dianteira (Estilo) Preto, 5 Raios Entalhados De liga De alumínio
Roda Traseira (Estilo) Preto, 5 Raios Entalhados De liga De alumínio
Freios (Tipo de Cáliper) Disco duplo com 4 pistões na dianteira, disco simples com 4 pistões na traseira

Perfomance

Torque do Motor – Método de Teste EEC/95/1
Torque do Motor 11,4 Kgf.m
Torque do Motor (rpm) 7,250
Ângulo de Inclinação, Dir. (Graus) 32
Ângulo de Inclinação, Esq. (Graus) 32

Elétrica

Luzes Indicadoras Farol alto, ponto neutro, baixa pressão de óleo, piscas, diagnóstico do motor, sistema de segurança, temperatura do sistema de arrefecimento e alerta de baixo nível de combustível. Painel de Instrumentos Velocímetro eletrônico com hodômetro total, relógio, hodômetro parcial duplo, indicador de nível de combustível, conta-giros, e luzes indicadoras de LED

Review Night Rod Special

Design
Facilidade de pilotagem
Tecnologia
Preço
Rede de assistência
Boa para garupa
Economia de combustível

Resumo

Visual empolgante, motor emocionante e ronco espetacular. Embora não tenha sido feita para andar no dia a dia do trânsito ela encara, se tomados os devidos cuidados com suas proporções.

User Rating: Be the first one !
Mostrar mais

Amanda Pagliari

Amanda Pagliari (SP) - Colunista, piloto de testes e apresentadora do Mulheres de Moto no Youtube. A bike influencer defende e incentiva o uso da motocicleta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo