Fotos: Honda Racing e Idário café

No último domingo (12) 77 mulheres, vindas dos estados de SP, PR, MG, ES e GO, acordaram cedo, vestiram seus equipamentos de Off Road e encararam um percurso com cerca de 30 quilômetros com muita terra, areia, pedras, obstáculos, erosões e subidas desafiadoras, em mais uma edição do Enduro FIM Xperience da Mulher, prova que Abre o Campeonato EFX de Enduro.

Realizada na cidade de Campos do Jordão, as participantes deveriam completar 3 vezes o mesmo percurso, que contou com Cross Test de 1,2 km e dois Enduros Test, o primeiro com 2 km e o segundo com 4,3 km. Ao todo, a prova contou com aproximadamente 30 quilômetros

As competidoras, com idades entre 15 e 54 anos, enfrentaram o desafio com muita garra, descontração e, principalmente, com um sorriso no rosto.

Além das premiações por categoria, todas as competidoras ganharam medalha de participação. A prova, exclusivamente feminina, tem como objetivo incentivar as mulheres nesse tipo de esportes.

A convite da Honda, Amanda Pagliari, colunista do portal mulheresdemoto.com.br, participou da prova em cima de uma XRE 190, e teve a oportunidade de sentir na pele a sensação vivida pelas participantes. “Essas mulheres estão de parabéns. Nunca fiz trilha nem tampouco participei de uma prova de Enduro. É realmente muito difícil. Precisa de muito preparo físico, técnica e muita coragem para encarar uma prova como essa, sinto muito orgulho delas”.

A XRE 190 cedida pela Honda não teve nenhuma preparação, sendo igual de fábrica. As únicas mudanças foram nos pneus e no grafismo, especial para a prova. “Foi legal ver essa vocação Off Road que a 190 tem, eu já testado ela no asfalto, agora pude sentir o desempenho dela na terra. Fiquei surpresa e a XRE 190 foi bem melhor do que eu esperava”, disse Amanda Pagliari, que acabou conquistando o segundo lugar na categoria Imprensa, concorrendo ao lado de Suzane CarvalhoEliana Malizia Karina Simões.

A paulista Janaína Souza garantiu o tricampeonato do Enduro da Mulher. “Estou feliz demais com o resultado. Fiz uma cirurgia no fim do ano passado e mesmo com pouco tempo para treinar consegui imprimir ritmo forte desde o começo. Agradeço a torcida e aproveito para parabenizar todas as meninas que compareceram e engrandeceram o único evento do Enduro FIM dedicado exclusivamente às mulheres”, concluiu.

Enduro é uma modalidade de motociclismo, praticada em pistas, em geral, de todo-terreno. Tradicionalmente, os pilotos partem agrupados e cada grupo é separado por apenas alguns minutos.

O Campeonato EFX de Enduro terá mais 6 etapas, para mais informações acesse: www.adrenatrilha.com.br ou www.facebook.com/adrenatrilha

Foto: Honda Racing

Confira os Resultados

Por categoria:

 

Geral: