Olá pessoal! A Semana Nacional de Trânsito aconteceu de 18 a 25 de setembro e além das dicas no Blog, também foram feitas outras ações no sentido de contribuir com a segurança no trânsito, uma delas, foi a palestra ministrada aos colaboradores da Concessionária Águas de Jaú / Grupo Águas do Brasil.

puxando

Durante a semana citamos dados estatísticos sobre o aumento da frota de motocicletas no Brasil nos últimos 10 anos, também falamos sobre o aumento absurdo do número de acidentes com morte envolvendo motocicletas, dados de internações e pagamento do Seguro DPVAT.

Realmente as esloguinhotatísticas são alarmantes, daí a importância de cada vez mais movermos ações em prol da segurança dos motociclistas. Sei que na maioria das vezes somos repetitivos e chatos, mas a fórmula para evitar os acidentes é uma só: pilote equipado e consciente. Poderíamos listar várias situações, mas prefiro me ater à conscientização as pessoas do uso de equipamento de proteção e importância de conhecer seu equipamento para evitar acidentes.
Novamente vou deixar algumas dicas, e, diga-se de passagem, foram muito faladas na palestra em questão.  Primeiramente vamos dizer que quando pensarmos em adquirir uma motocicleta, devemos de imediato colocar no orçamento o valor do equipamento de proteção, pois ele é item fundamental, afinal se você vai investir X na motocicleta, aproveite para colocar mais Y e incluir o equipamento no pacote, pois ele é parte importantíssima no conjunto “você x moto x segurança”.

equip-rua

Segundo os especialistas, o despreparo dos motoristas de carro e dos motociclistas é um dos principais fatores da causa de acidentes. O crescimento rápido da frota contribuiu muito para a elevação das estatísticas, além de outros fatores como o não uso de equipamentos, imprudência, desrespeito a sinalização e limites de velocidade entre outros.

Grande parte dessa frota em circulação é de motocicletas de baixa cilindrada de pessoas que utilizam como meio de transporte para ir ao trabalho, ou para próprio uso no trabalho, como motoboys e moto-taxi, portanto a atenção deve ser redobrada. Os motociclistas de final de semana com suas motos mais potentes também devem estar atentos e não utilizar as rodovias para extravasar a adrenalina e nem testar a potência das suas motos, isso deve ser feito em ambiente controlado, ou seja, em autódromos. Mesmo que tenhamos um custo para isso, afinal, quanto vale a sua vida?

motos

Outra coisa importante que deve ser observada é para nunca sair de casa com pressa ou com sono, pilotar sempre com muita atenção, usar a seta para indicar a direção que você quer ir e usar a buzina para sinalizar sua presença, e ter sempre a certeza de que os motoristas dos carros tenham visto você. Nunca avance o sinal, o amarelo significa “atenção, reduza a velocidade” e não “acelere para passar antes que o semáforo fique vermelho”.

retrovisor

Mantenha sempre em ordem a manutenção preventiva da sua motocicleta, não faça uso de drogas ou bebidas alcoólicas, ultrapasse somente pela esquerda, tenha atenção redobrada a noite. Respeite a sinalização e os limites de velocidade, não ande pelo acostamento e mantenha sempre uma distância segura de outra motocicleta ou veículo.

Básico,mas essas são algumas dicas para que você possa ir e vir da sua casa para o trabalho ou passeio em segurança. Seja um motociclista consciente e responsável!

Acompanhem-me pelas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/MarciaReisPilotoSBK
Fan Page: https://www.facebook.com/marciareis97/
Blog: http://quersabermr97.blogspot.com.br/
Instagram: @marciareis97
Sites:
http://www.mulheresdemoto.com.br/
http://sitepapocabeca.com.br/category/esporte/