dafra-cityclass-200i-detalhe-11

Gancho para sacolas de até 2kg

A DAFRA apresentou recentemente a novíssima Cityclass 200i. A chegada dessa nova scooter acirra ainda mais o setor de motonetas de baixas cilindrada e torna-se uma boa opção de compra para os consumidores.

A nova scooter da montadora brasileira, que já possui em seu portfolio as Citycom 300i e Maxsym 400i, pode tanto competir com scooters menores disponíveis no mercado brasileiro, como a PCX 150 ou a Burgman 125, bem como criar uma nova categoria, intermediária, entre as scooters disponíveis no Brasil.

A 200i possui motor de 200 cm³ com injeção eletrônica, prometendo alcançar potência máxima de 13,8 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 13,9 Nm a 6.000 rpm.

Além do motor, a Cityclass 200i apresenta como diferencial rodas grandes aro 16”, antes uma exclusividade do modelo de 300cc. As rodas merecem destaque devido a “grande qualidade” do asfalto brasileiro. As rodas grandes aumentam a segurança ao passar por irregularidades e buracos, além de melhorar a estabilidade e o conforto.  Em comparação com outras a Cityclass 200i sai na frente, por exemplo, da Honda PCX 150 que possui rodas aro 14.

dafra-cityclass-200i-estatica-02

Outro destaque que eleva o patamar de segurança é o freio a disco na dianteira e na traseira com sistema de acionamento combinado FH-CBS (Full Hidraulic Combined Brake System), mais eficiente e preciso do que outros sistemas disponíveis no País.

“O mercado brasileiro está aos poucos aprendendo a apreciar os inúmeros benefícios de um veículo como o scooter e, sem falsa modéstia, nós da DAFRA contribuímos para chegarmos a este momento, trazendo produtos que realmente estão de acordo com nossas necessidades”, afirma Sérgio Dias, diretor comercial da empresa. “Assim como para nossos outros modelos, o Citycom 300i e o mais recente Maxsym 400i, ser um produto completo, atual e com um custo-benefício bem acima da média são os grandes trunfos do novo Cityclass”.

Entrada USB para carregar seu gadget

Entrada USB para carregar seu gadget

Outro ponto de destaque no Cityclass 200i é o assoalho plano, um clássico dos scooters europeus. Além de mais espaçoso, possibilitando que as pernas se acomodem sobre a plataforma, permite que o motociclista suba no scooter sem ter de montá-lo. E mais, facilita o uso pelo público feminino, que pode aproximar as pernas se quiser usar saia, por exemplo.

“A experiência de vários anos atuando neste segmento nos trouxe muito aprendizado e um deles é que o consumidor brasileiro quer muito mais de um scooter. Ele busca segurança, agilidade e conforto para rodar na cidade, por isso o motor maior de 200cm, as rodas grandes aro 16” e o assoalho plano. Ele quer um produto bonito, moderno e valoriza comodidade, e para isso temos itens como USB, abertura do compartimento sob o banco na ignição, sem precisar desligar o scooter, painel com relógio, entre outros”, explica Victor Trisotto, diretor de engenharia da DAFRA.

dafra-cityclass-200i-detalhe-19O scooter Cityclass 200i traz vários itens de comodidade, como transmissão automática CVT, porta objetos com fechadura e entrada USB para carregar o celular, o GPS ou outro dispositivo, assento em dois níveis com tecido antiderrapante, gancho para sacolas que suporta até 2kg e completo painel que combina elementos digitais e analógicos mostrando conta-giros, indicador de nível de combustível, relógio, hodômetros total e parcial, alerta de manutenção, dentre outros.  Também de série o novo scooter DAFRA traz bagageiro traseiro, que facilita a instalação de bauleto.

Embora a DAFRA alegue que o compartimento sob o banco da Cityclass 200i acomode capacetes de qualquer tamanho, precisaríamos checar essa informação em um futuro teste. E se o scooter tiver um bom espaço sob o banco (como o da Lead 110, que pode ser considerado o melhor) esse pode ser outro grande diferencial da nova motoneta pois, além do capacete do piloto, muitas vezes é necessário carregar capacete do garupa, bota de chuva, capa, bolsa ou mochila, livros e etc.

dafra-cityclass-200i-detalhe-18

O modelo pode ser encontrado nas lojas nas cores disponíveis pérola e preta/prata com preço público sugerido de R$ 9.390,00.

dafra-cityclass-200i-pt-estudio-01

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAFRA CITYCLASS 200i

Motor Tipo OHC, 4 tempos, Monocilíndrico
Refrigeração Ar e óleo
Taxa de Compressão 9,7:1
Cilindrada 199,1 cm3
Diâmetro x Curso 65 X 60 mm
Válvulas 2
Acionamento Corrente de Comando
Potência 13,86 cv a 7.500 rpm
Torque 1,41 kgf.m a 6.000 rpm
Consumo (conforme norma NBR 7024) 30,84 km/l – Ciclo WMTC Classe 2
Transmissão Automática CVT
Filtro de Ar Papel
Sistema de lubrificação Forçada / Bomba trocoidal
Filtro de Óleo Tela
Rotação de marcha lenta (RPM) 1.700 RPM ± 150 rpm
Alimentação Injeção eletrônica (Dellorto)
Assento Único, anatômico, em dois níveis e com tecido antiderrapante
Tampa do tanque Abaixo do assento
Compartimento principal Capacidade para capacete fechado
Abertura do compartimento principal Via chave no contato de ignição, sem necessidade de desligar o scooter
Compartimento porta-objeto Com fechadura e entrada USB
Painel – Funções digitais SIM
– Indicador de combustível SIM
   Indicador de reserva de combustível SIM
– Velocímetro SIM
– Relógio SIM
– Hodômetros parcial e total SIM
– Indicador de direção SIM
– Indicador farol alto SIM
– Luz do gerenciamento da FI SIM
– Tacômetro (RPM) SIM
– Alerta de temperatura do motor SIM
– Alerta de troca de óleo SIM
Chassi (tipo de chassi) Underbone/Plataforma
Sensor de cavalete lateral SIM
Sensor de inclinação SIM
Engine stop SIM
Capacidade de carga do compartimento sob o assento 10 kg
Volume do compartimento sob o assento 15,4 l
Capacidade de carga do bagageiro 3,5 kg
Capacidade de carga do gancho frontal 2 kg
Freio Dianteiro Discos 240 mm, triplo pistão
Freio Traseiro Disco 220 mm, pistão 35mm
FH-CBS (Full Hidraulic Combined System)
Dimensões  Comprimento total 2.087 mm
Largura total 711 mm
Altura total 1.300 mm
Altura do assento 785 mm
Altura da empunhadura 1.060 mm
Entre-eixo 1.440 mm
Distância ao solo 128 mm
Peso seco 135 Kg
Peso em ordem de marcha 146 kg
Peso máximo admissível 150 kg
Capacidade do tanque  6l (Reserva: 1,2l)
Pneu/ Roda Dianteiro Pirelli Tubeless Diablo Scooter
100/80-16 M/C 50P
Traseiro Pirelli Tubeless Diablo Scooter
120/80-16 M/C 60P
Pressão Dianteiro (1 pessoa/2pessoas) 25 PSI / 25 PSI
Pressão Traseiro (1 pessoa/2pessoas) 28 PSI / 32 PSI
Suspenção Dianteiro Garfo Telescopico Curso 87 mm
Traseiro Biamortecida Curso 65,6 mm – Ajustável
Trail 144 mm ± 2 mm
Ângulo de Caster 27 graus ± 0,5 graus
Embreagem Seca, centrifuga
Sistema Elétrico Ignição ECU
Partida Elétrica
Sistema de carga Rotor / Estatir
Bateria 12V 9Ah Heliar
Lâmpada Farol / alto 35W / 35W – HS1
Lampejador SIM
Lâmpada Seta 10W
Lanterna Traseira 5W / 21W
Indicadores Painel LED
Lâmpada Placa 5W