Quando falamos de calça para mulheres motociclistas é comum imaginar calças sem caimento adequado, que não valorizam as curvas das mulheres, modelos “out-fashion” que muitas vezes não combinam com nada ou de peças que só podem ser usadas encima da moto.

Como citamos em outras matérias (veja aqui), são muitas as reclamações sobre a falta de produtos e acessórios de moto desenvolvidos para mulheres. No caso específico das calças com proteção, a maior reclamação das meninas é que elas não se ajustam à silhueta feminina.

Claro que o importante no motociclismo é a proteção, mas além de protegidas nós, mulheres motociclistas, queremos estar lindas e poderosas, não é? 😉

Através da indicação de um amigo conheci a marca HLX. A empresa é nacional e além de calça para mulheres motociclistas, eles também oferecem calça com proteção para homens, bem como jaquetas, capa de chuva, dentre outros produtos para motociclistas.

Confesso que fiquei surpresa ao ver uma calça jeans com corte e lavagem  “da moda” e que ainda por cima tem proteções nos joelhos e quadris. E mais, com a possibilidade de retirar os itens de proteção e transformá-la em uma “peça normal”. Ou seja uma “calça 2 em 1”.

Mas só retira se você realmente quiser. Eu gosto e andar com equipamento de motociclista é até charmoso… Nós ficamos mais poderosas e o pessoal “paga um pau”… hahahha

Tive que ver essa novidade de perto e fui até a loja da HLX ver os modelos disponíveis de calça para mulheres motociclistas.

Calça jeans com proteção. Ótimo caimento

Calça jeans com proteção. Ótimo caimento

Embora tenha adorado a calça jeans (foto acima), ela ficou um pouco curta para mim (tenho 1,77 de altura). Por isso escolhi um outro modelo, também muito bonito, na cor preta, de sarja e bem mais comprida (fotos abaixo).

Mesmo com as proteções ela é relativamente confortável. No começo senti um certo desconforto no joelho enquanto pilotava, porém ajustei melhor a proteção mais para abaixo e o desconforto passou. Para ajustar a proteção é muito simples, é só abrir o ziper externo e regular o velcro de acordo com seu gosto, movendo a proteção para cima ou para baixo. É possível também ajustar as proteções do quadril descolando o velcro.

As calças com proteções da HLX não substituem as calças ou macacões de couro com proteção mais rígida, muito utilizados em viagens ou na pista. No entanto, recomendo o uso delas na cidade, afinal é melhor andar com uma calça jeans com proteção do que com uma normal.

Por exemplo, se você usa a motocicleta como meio de transporte, para passear, ir à faculdade ou até trabalhar (se poder ir de jeans) é possível usar essas calças, sem precisar trocar de roupa.

Detalhes internos da calça com proteção da marca HLX

Detalhes internos da calça com proteção da marca HLX

As proteções de quadris e de joelhos são removíveis e reguláveis em E.V.A. No caso das proteções dos joelhos você pode colocá-las com a calça vestida, mas as proteções laterais, nos quadris, é melhor colocá-las antes de vestir a calça. Tentei dos dois jeitos e achei melhor colocar antes, no máximo ajustar os velcros com ela já vestida.

A) Proteção de joelho em E.V.A. A HLX possui mais de um tipo de espessura para os joelhos. Esta, se não me engano, era a proteção mais grossa. Para colocar as proteções você deve abrir o ziper externo nos joelhos e encaixá-las. Dentro do “bolso” que acomoda as proteções há velcros que permitem a regulagem da proteção. Exemplo, se você quer a proteção mais pra baixo, você abre os velcros e empurra a proteção até  nível desejado.

B) Proteção lateral do quadril, vista internamente. A proteção (D) vai dentro de um forro de tecido, o qual é acoplado na calça através de velcro.

C) Proteção lateral do quadril. Você pode remover a capa, em tecido, e lavar normalmente.

D) Proteção para os quadris em E.V.A. Nessa imagem é possível ter uma noção da espessura, vejam que ela é menor do que proteção dos joelhos.

Ainda não cai usando a calça (nem espero mais cair de moto… rsrsrs), mas acredito que ela proteja bem, principalmente os joelhos, pois a espuma é bem grossa.

 Na foto abaixo estou usando a calça com proteções, para dar uma noção de como ela fica quando você monta na moto.

Teste na Ninja 1000 -Tourer - Foto:Osvaldo Furiatto / VGcom

Teste na Ninja 1000 -Tourer – Foto:Osvaldo Furiatto / VGcom

Fora da motocicleta não senti incomodo algum, dá para andar tranquilamente com ela com muito estilo. A HLX tem diversos modelos femininos. Eu amei as calças e se pudesse levava uma de cada modelo. Assim que for adquirindo escrevo as novidades para vocês.

Esperamos que cada vez mais empresas façam produtos motofashion, ou seja que além de nos proteger nos ajudem a estar cada vez mais bonitas.

Escrevam suas dúvidas, opiniões e sugestões da pauta nos comentários.

Motobeijo, 🙂