O Estranho no Ninho.

Olá Meninas do Mulheres de Moto, aqui quem vos escreve é o VANDÃO, seu Mecânico Saradão, e a partir de hoje estarei me embrenhando sorrateiramente no Universo Feminino do Mulheres de Moto a fim de trazer muitas dicas e informações para todas as gatinhas do site.

Amo motocicletas (e tudo que tem motor, rodas, faz brummm e voa, rs) desde que me conheço por gente e isso me despertou um grande interesse em estudar tudo a respeito desse universo maravilhoso. E hoje quero compartilhar um pouco das minhas experiências e conhecimento com vocês.

Bom, chega de papo furado e vamos ao que interessa. Hoje vamos falar dos Scooters, um tipo de motoneta muito vendida no exterior que a cada dia mais cai no gosto dos consumidores brasileiros.

A primeira Scooter foi feita na Itália, logo após a Segunda Guerra Mundial, criada para ser um veiculo simples, fácil de pilotar e obrigatoriamente barato, pois a população estava arrasada financeiramente pela guerra. Sucesso total entre os italianos, logo ganhou as ruas do mundo todo, resistindo ao tempo até os dias de hoje.

Veja algumas dicas para cuidar da sua Scooter:

1. Freios: O primeiro cuidado, não poderia ser diferente, são com os freios afinal, melhor que poder desfilar de Scooter pela cidade inteira, é poder parar com segurança. Verifique sempre o nível do fluido de óleo de freio.
O fluido de freio é uma substância Higroscópica (absorve água com o tempo) e por isso deve ser trocado no máximo a cada dois anos, ou sempre que o freio se tornar borrachudo. Se sua Scooter utiliza o sistema a cabo, verifique sempre a folga dos manetes. Se os manetes sempre cederem pouco tempo depois da regulagem, troque o cabo, pois este pode estar se partindo.
Cuidado também com as pastilhas de freio.

Dica-do-Vandao-Freios

 

2. Pneus: Não, não vamos falar dos pneus daquela amiga que você “adora”, vamos falar dos pneus da sua Scooter. Nada de pneu “careca” (pneu desgastado). Além de ser um risco pra sua segurança, pneus carecas podem render R$ 127,00 de multa além de apreensão do veículo e 5 pontos na CNH. Verifique semanalmente a pressão dos pneus, consulte seu manual para saber a pressão ideal para sua Scooter.

Dica-do-Vandao-Pneu

 

3. Óleo do Motor: O motor dos Scooters, como todos os motores a combustão, geram calor e o óleo tem varias funções além de lubrificar, eles limpam e refrigeram também. Verifique sempre o nível do óleo, uma vez por mês é o suficiente. Faça as trocas na quilometragem e/ou no tempo recomendados no manual. Se utilizar sua Scooter sempre em trajetos muito curtos troque o óleo na metade da quilometragem recomendada.

Dica-do-Vandao-Oleo

 

4. Faróis, lanternas e setas: No mundo do motociclismo, mais importante do que ver é ser visto. Verifique sempre as lâmpadas, lanternas, setas, luzes de freio de seu Scooter. Andar com alguma lâmpada queimada além de ser perigoso dá multa de R$ 85,13. Vale lembrar que mesmo durante o dia é obrigatório as motocicletas trafegarem com o farol aceso.

.

5. Combustível: Abasteça de preferencia em postos conhecidos e com boa procedência. É indicado abastecer sempre no mesmo posto, assim, se algo diferente acontecer com sua moto e o problema for o combustível, você saberá em qual posto foi.

Dica-do-Vandao-Combustível

 

6. Limpeza: Limpe frequentemente sua moto. Certos tipos de sujeira são mais difíceis de remover caso demore muito a fazer a limpeza.

Dica-do-Vandao-lavagem

 

7. Scooter Parada: Se você não utiliza diariamente sua Scooter, a cada 5 dias de a partida nela e a deixe funcionando por 10 á 15 minutos, isso evitará que a bateria descarregue, lubrificará todo o motor e impedirá que a gasolina se deteriore dentro do carburador (caso seu Scooter seja carburado), se for viajar e ela for ficar parada por muito tempo peça a alguém para fazer isso por você.

Dica-do-Vandao-scooter-parada

 

8. Partida: Com a correria do dia a dia é comum dar a partida e sair pilotando, porem esse habito é prejudicial ao motor da sua Scooter, sempre que possível aguarde pelo menos 2 minutos com o motor ligado em marcha lenta antes de sair pilotando.

Dica-do-Vandao-esperar