O que 50 Tons de Cinza pode ter em comum com sua motocicleta? Não sabe? Então leia este texto que o Vandão preparou para você e descubra.

Normalmente os motores das motocicletas não emitem nenhuma fumaça visível pelo escapamento, digo normalmente porque eles não deveriam emitir fumaça, não deveriam, mas se o motor de sua motocicleta está soltando fumaça saiba que isto não pode ser um bom sinal, além do prejuízo financeiro, o meio ambiente também esta sendo prejudicado.

Com exceção dos dias frios e daquela fumaça branca, que se dissolve rapidamente pelo ar, um motor soltado fumaça pelo escape, é sinal de problemas, e por meio da tonalidade da fumaça podemos detectar alguns dos problemas que o motor de sua motocicleta pode estar enfrentando. E diferente do romance tão falado no mundo todo, se deparar com a cena de sua motocicleta soltando ¨Tons de cinza¨ pelo escape não é nada excitante.

Aprenda agora o que as cores da fumaça que sai de um escape pode dizer:

Fumaça Branca:

A fumaça branca, que persiste mesmo depois do motor ter esquentado e em dias de temperaturas Médias/Altas, indica que sua moto esta queimando a água do radiador (Desconsidere isso se sua motocicleta for refrigerada a Ar), o que significa isso? A junta do motor pode estar ¨queimada¨, danificada ou rompida, o cabeçote do motor pode estar empenado ou rachado, fazendo com que a água do radiador consiga entrar na câmara de combustão sendo posteriormente queimada junto com o combustível. Lembro novamente que se isso ocorrer apenas nos dias frios e somente até o motor esquentar e esta fumaça se desfazer rapidamente, isso é considerado normal, devido a condensação dos gases do escape.

Fumaça Preta ou Acinzentada:

A fumaça preta ou acinzentada, demonstra que há excesso de combustível indo para a câmara de combustão, ou então que esse combustível não esta sendo totalmente queimado, ou seja, o motor não consegue queimar todo o combustível e a parte que não é queimada acaba por se queimar dentro do escape com a alta temperatura do cano, deixando fuligem no interior do escapamento e emitindo fumaça preta. As razões pra isso acontecer podem ser várias, velas no fim da vida útil, desreguladas, problemas no cabo ou no plug (conhecido também como Cachimbo) de vela, problemas de bobina de ignição ou na alimentação da bobina, tais como, conectores frouxos, fios partindo, ferrugens nos conectores. Também pode ser, filtro de ar obstruído ou muito sujo, carburador desregulado, injeção desregulada, bico injetor com defeito, boia do carburador com defeito, combustível adulterado. Outro indicio deste problema é o aumento de consumo de combustível. Visualmente você poderá notar a presença de muita fuligem no interior do cano de escape.

Fumaça Azulada:

A fumaça azulada é a pior e requer maior atenção, cuidado para não se confundir com a fumaça branca, uma dica para diferenciar a fumaça branca da azulada é o cheiro, a fumaça azulada exala um odor bem forte de óleo queimado.

Esta fumaça indica que o motor esta queimando óleo, e as causas poderão ser, retentores de válvulas, juntas danificadas, anéis quebrados, desgaste excessivo de componentes do motor. Infelizmente se sua motocicleta esta soltando este tipo de fumaça, a leve imediatamente ao seu mecânico de confiança, pois os riscos de se danificar o motor são ainda maiores, e com o tempo essas consequências são ainda piores, pois como o óleo esta sendo queimado, o nível poderá baixar rapidamente fazendo com que seu motor funda por falta de lubrificação, alem disto ainda causar um acidente. Visualmente você poderá notar que no interior do cano de escape estará com a aparência de úmida e melada por óleo.

 Dica do Vandão: Sempre que notar algo diferente acontecendo em sua moto, procure se informar e leva-lá rapidamente à um mecânico de confiança, quanto mais cedo o diagnostico, menores são os riscos de acidentes e prejuízo financeiro.