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15 dicas que a moto-escola não ensina

Tem muitas dúvidas de pilotagem? Começou agora e tem vergonha de perguntar aos seus colegas mais experientes? O Mulheres de Moto está aqui para ajudar todas as meninas com algumas dicas que, definitivamente, não nos ensinam na moto-escola. Algumas malícias a gente só adquire com a pratica no dia-a-dia, são elas:

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1) Ande com o farol aceso, mesmo de dia.

O motociclista precisa estar sempre visível. Precisamos nos fazer visíveis. Muitas vezes os outros veículos não nos vêem, então coloque luzes, capacete colorido, o que for, mas esteja sempre no campo de visão de todos os veículos. O farol dianteiro aceso nunca é demais, é melhor pecar pelo excesso.

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2) Nunca fique atrás dos carros com o trânsito em movimento.

Primeiro porque eles podem frear bruscamente, o que fará você colidir em sua traseira. Segundo, porque ele passa por buracos no eixo central do veículo que você não enxerga à frente e você vai parar em cheio dentro deles. Mantenha-se sempre atrás dos cantos dos veículos, para caso você precise desviar e entrar rapidamente no corredor. Mantenha distância de caminhões e veículos muito grandes e que podem te sugar com o vento para perto deles, principalmente nas estradas.

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3) Acidentes de moto com moto acontecem sim.

Ao entrar em um corredor, verifique se já não vem vindo outra moto de lá de longe. As motos que estão no corredor vem com tudo e para entrar nele, você deve esperar todas elas passarem. Não seja a carrasca com seus próprios “irmãos”.

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4) Nunca pilote com sono.

Nem alcoolizada. Nem com fome. Nem de TPM. Não preciso dizer que entorpecentes estão totalmente fora de cogitação, né? Durma bem, alimente-se, esteja atenta e ligada. Alguns amigos brincam que para pilotar moto você tem que estar “sangue nos zóio” (rs), ou seja, nada de moleza!

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5) Use equipamentos de proteção. Mesmo para ir à padaria.

Capacete, luvas reforçadas, calça comprida, jaqueta com proteção e na estrada, uma joelheira ou caça com cordura cai bem. Lembrem-se: proteção nunca é demais. No tornozelo: USEM BOTAS, MENINAS. Não canso de repetir isto a todas as minhas colegas motociclistas, pois foi uma bota reforçada uma vez que me salvou de quebrar o tornozelo durante um acidente. Quando caímos, uma das primeiras coisas que vão ao chão são os pés, cujos ossos são fraquinhos, fraquinhos… Esteja sempre de bota, deixe as sapatilhas e sapatos abertos no baú ou mochila. Na moto é possível sim estarmos glamourosas, mas sempre com proteção.

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6) Conheça bem a sua moto.

Crie intimidade com sua companheira de aventuras. Como se vocês fossem verdadeiras amigas. É ela quem vai te levar a muitos lugares, então você precisa conhecê-la. Na garagem de sua casa, com ela parada, segure-a apenas com as pernas, com uma mão, com o quadril. Sinta o peso de sua moto. Tenha consciência de que ela é mais pesada do que você, e no caso da moto de algumas meninas, muito mais pesadas do que aguentamos. Tente acessar os comandos da moto sem olhar. Acione o pisca, mude a marcha, tudo sem olhar para os comandos e guidón. Saiba onde está cada componente de sua moto, pedais, bateria, compartimentos… leia o manual, pesquise vídeos na internet. Na hora da emergência você sabe onde fica a caixa de ferramentas de sua moto?

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7) Seja prevenida.

A jaqueta de proteção possui vários compartimentos. Deixe neles apenas o necessário, como habilitação, documento da moto, carteirinha do seguro, identificação… no caso de um acidente, isso facilita muito as pessoas que te ajudarão. Celular ainda tenho minhas dúvidas se vale a pena deixar na jaqueta, pois ele pode quebrar em uma queda, mas penso que seria bem útil ele estar em seu bolso, por exemplo, no caso de um furto da moto (e não no baú).

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8) Deixe a vaidade de lado.

Moto não é lugar de estar toda arrumadinha, é lugar de estar protegida. Não use brincos grandes, eles enroscam no capacete e dificultam se alguém precisar tirar ele para você (foi um bombeiro que me disse isso uma vez). Leve sua maquiagem na bolsa e deixe para passar quando chegar no destino. Um batom lindo e olhos bem marcados com delineador e rímel ainda vai, mas muita preparação da pele (pó-compacto, base, blush) sairá tudo na espuma do capacete e você chegará de cara lavada, rs. Para as meninas de cabelo comprido, prenda-o em um rabo de cavalo. Algumas amigas colocam o cabelo para dentro da jaqueta, mas muitos já me disseram achar charmoso ver um rabo de cavalo “voando” por aí, rs. Uma trança também fica lindo!

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9) Não tenha medo de tirar dúvidas.

Ande sempre com motociclistas mais experientes. Pegue dicas com namorado, amigos, turma do moto clube, não tenha vergonha de perguntar nada. Não se importe se rirem de você, o importante é você saber aproveitar várias dicas preciosas que alguém diz, e que talvez demorasse anos para você descobrir por conta própria. Moto é amizade, é compartilhar. Motociclista de verdade tem humildade suficiente para ajudar os irmãos.

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10) Na dúvida, acelere.

Na subida, quando precisar sair de uma situação de risco, quando for desviar. A parte da física que mantém as motos em equilíbrio é a ciclística e ela diz que, se a roda estiver em movimento, ficará em pé. Nem sempre frear é uma boa opção. Viu que a moto está começando a perder o equilíbrio ou a morrer, acelere. A velocidade a manterá em linha reta. Lembre-se sempre de sua querida bicicleta que você tanto andou na infância, ela te treinou para ser uma mulher de moto, rs.

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11) Respire moto.

Ande com colegas que têm moto. Ouça suas histórias. Moto é história, é momento, é vida. Ouça com atenção o que cada um tem para ensinar e tire algum bom proveito disso. Visite concessionárias de suas marcas favoritas. Frequente eventos, como por exemplo o Salão Duas Rodas. Entre em grupos de motos que você já teve ou almeje ter. Participe de fóruns no Facebook. Curta páginas relacionadas a moto. Não basta gostar, tem que compreender esta paixão. Ah, e claro sempre acompanhe o Mulheres de Moto, hehe.

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12) Sempre confira a previsão do tempo.

Motociclista esperta é aquela que já tem um kit capa de chuva em seu bauzinho. Hoje em dia a maioria dos smartphones têm a temperatura do dia inteiro. Hoje vai chover? Capa de chuva nela! É feio, desengonçado? Sim, mas evita de você chegar encharcada no trabalho e ficar congelando no ar condicionado do escritório com a roupa molhada. Vai fazer sol? Ótimo! Curta de monte sua motoca, feliz por aí. Nem preciso dizer que o cuidado com a pilotagem no tempo chuvoso é redobrado, hein meninas? Mantenha mais distância do que em um dia seco, pois a frenagem com o piso molhado precisa de mais tempo devido às derrapagens, principalmente em motos que não possuem freios ABS.

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13) Fique atenta à manutenção.

Revisão de acordo com o que a concessionária pede, para trocar óleo e filtro são essenciais. Fique de olhos também nas pastilhas de freios, nos fluídos e se o pneu não está careca. Arrume um mecânico camarada e leve sua companheira sempre na mesma oficina. Aquele que te dá várias dicas (mesmo sem você entender onde fica a rebimboca da parafuseta) precisa ser seu verdadeiro confidente, rs.

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14) A escolha da moto.

Escolha uma moto que esteja de acordo com seu estilo, seu porte. Se você não tem muita altura, mas sonha em pilotar uma esportiva, saiba que ficará na ponta dos pés. Você precisa estar confortável e confiante em sua própria moto, nada de fazer algo que não se adepte ao seu gosto pessoal só para agradar uma turma. Não tenha pressa, comece aos poucos, com uma moto mais leve, até ganhar confiança para realizar o sonho de ter uma maior. Não tenha pressa, nem queira dar um passo maior do que a perna. Troque de moto conforme for progredindo na pilotagem. Seu Deus quiser, você ainda terá muitos anos pela frente para pilotar diversas motos.

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15) Os outros motociclistas são seus melhores amigos.

Saiba conviver com todos no trânsito. Não xingue os motoristas. Quanto aos motofretistas, tão comuns em cidades grandes como São Paulo, estes devem ser seus “parceiros”. Na hora do aperto são eles que te ajudam. Desequilibrou da moto, são eles que vão te levantar. Cumprimente os demais motociclistas no farol fechado. Puxe conversa com eles. Você verá que por trás daqueles olhares dentro de um capacete há seres humanos, cada um com suas histórias, suas vidas, mas todos (na maioria das vezes) prontos a te ajudar, caso seja preciso. Nestas horas é bom ser mulher e precisamos do cavalheirismo, tão em falta hoje em dia, mas que por incrível que pareça, ainda existe um pouco no meio motociclístico.

Você deve estar se perguntando: “mas eu preciso saber tudo isso para andar de moto?”. Na verdade, aqui foram apenas algumas dicas, de amiga para amigas. Algumas coisas que vivencio e quis compartilhar com vocês, mulheres de coragem. O importante é curtir sua moto com paixão e claro, prudência.

E vocês, se lembram de mais algum macete que ninguém ensina na moto-escola? Compartilhe aqui e vrum vrum!

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Lais Regina

Lais Regina (SP). Colunista deste portal, vocalista, consultora de branding, designer gráfico e blogueira do www.laisregina.com

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83 Comentários

  1. Na minha moto-escola, me ensinaram a freiar apertando a embreagem. Quando contei isso a um colega motocilcista ele quase enfartou. No intervalo de almoço do meu trabalho ele foi me ensinar que freio é ativado sozinho, pra eu esquecer da embreagem. Até porque, caso eu precisa freiar em uma emergência, a embreagem ativada em conjunto com freio jamais permitirá a moto para rapidamente. Desde então, há cinco anos eu tenho freiado corretamente . ❤️

    1. vamos lá… frenagens de emergência em motos têm de ser do jeito que você vinha fazendo: desacoplar (“apertar”) a embreagem e utilizar o freio dianteiro. como carros têm muito mais massa do que motos, a baixa rotação do motor em marcha alta não gera torque suficiente para movê-lo, coisa que já pode acontecer com a moto. além disso, o desacoplamento da embreagem faz com que a única velocidade com que você precisa se preocupar é a da roda (essa é uma das funções da embreagem: sincronizar a velocidade de rotação do motor com a da roda, por isso a técnica do blip & downshift: aquela chamada curtinha no acelerador ao mesmo tempo que se reduz uma marcha).

      frenagens em condições normais podem ser feitas sem que se libere a embreagem. em tempo: o freio traseiro não é nosso amigo, ou seja, convém não abusar dele. o único momento em que ele é brother é quando estamos em baixa, e seu acionamento “alonga” o entre-eixos e garante maior estabilidade.

  2. Lais fico feliz de ver as mulheres invadindo com tanto estilo mais este espaço. Na verdade no passado já existiram algumas guerreiras que quebraram os preconceitos. E sobre os demais motociclistas independente da cilindrada temos que respeitar todos. Pois recentemente sofri um acidente e todos os cuidados foram prestados por motociclistas de menores cilindradas. Além de não parar um carro para ajudar, ainda passou um caminhão e gritou 'TINHA QUE SER ESSES FDP DOS MOTOQUEIROS. Ou seja, só quem gosta de 2 rodas entende que não estamos errados sempre. Abraços querida

    1. Na minha também! Aff… Meu instrutor mal olhava para o meu lado, ficava o tempo todo grudado no celular dele. Juro! Sem falar que ele era super impaciente e grosseiro. Como se eu não estivesse ali para aprender. Uma coisa é ser garupa, gostar de moto e do mundo motociclístico. Outra coisa é aprender a pilotar. Se não fosse por inúmeros vídeos que assisti no Youtube, de outros instrutores dando dicas de como aprender a pilotar na moto escola, certamente não teria tirado a minha carteira até hoje… Lá não me ensinaram nem a trocar as marchas direito, andei sempre de primeira. Agora, com a PPD em mãos e graças à boa vontade do meu namorado é que eu estou aprendendo de fato o que fazer com as marchas. Mas, até onde vejo, a moto escola só ensina mesmo a andar em baixa velocidade, a se equilibrar numa moto e fazer curvas muito fechadas. Nada mais do que isso. O que no final é bem ruim pra quem vai encarar o trânsito…

  3. Boas dicas, eu acho muito legal ver cada vez mais mulheres aderindo ao motociclismo, seja pra facilitar a vida como meio de transporte, seja por gostar da liberdade que motos podem proporcionar. Parabens a todas

  4. Já piloto moto a mais ou menos 25 anos, poucas quedas sem prejuízos físicos, mas garanto todo cuidado é pouco e o respeito está acima de tudo, concordo plenamente com as dicas, é isso aí.

  5. Eu ainda estou tirando minha habilitação de moto (que eu deveria ter feito junto com a de carro…rsrs), mas ainda não tenho minha moto. Por ter sido garupa muito tempo e ter sido integrante de um MC, aprendi algumas dicas… Nunca freie em cima das faixas de sinalização no asfalto ou em marcas de óleo na pista, tomem muito cuidado com isso, é perigoso derrapar e tomar um tombão. Outra coisa é o uso de um capacete correto para sua cabeça, não use capacete largo e aqueles tipo "coquinho" sem proteção no queixo… Se vc tomar uma tombo ele não vai te proteger… bom, essas são as dicas q recordei agora!
    Espero ter ajudado, em breve serei mais uma garota motociclista. Bjus

    1. Essa e também a parte: “Lembre-se sempre de sua querida bicicleta que você tanto andou na infância, ela te treinou para ser uma mulher de moto”… kkkkkkkkk

  6. Bom artigo, entretanto todas as dicas e muitas outras eu passo nas minhas aulas teóricas e e quando dou aulas práticas também.
    Mas com a ferramenta das redes sociais sempre é bom reforçar.

  7. Muito importante lembrar que não precisamos seguir o fluxo louco do transito, principalmente se ainda não estamos com pratica, vc(moto) é 1 veiculo como 1 carro qualquer, use o meio da pista e com certeza tbm estará dentro dos limites máximo de velocidade, portanto, não se preocupe com os "tarados" de tras colando no seu bumbum e mantenha a linha, eles ultrapassarão vc sem problemas maiores! 😉 Dica do meu maridão que me acalmou imensamente na estrada! <3

    1. há um problema com o meio da faixa: o acúmulo de óleo dos carros e/ou ônibus. o melhor é “ziguezaguear” entre as “marcas” dos pneus. isso inclusive faz com que o motorista tenha uma melhor percepção do motociclista.

  8. Estou pensando em comprar uma moto, mas há uns 8 anos não ando de moto( andava na cidade), agora quero uma para viajar, mas estou bem insegura e com medo. Tem alguma dica sobre isso? Alguma dica sobre uma moto especifica?

  9. Sou uma novata, mas estou perdidamente apaixonada por minha motinho, tiro o chapéu pra estas mulheres, admiro muito , espero um dia estar em companhia de vcs e com uma moto maior. Valeu todas as dicas, estarei a partir de hj sempre bisbilhotando vcs. Abraço, adorei td que vi.

  10. Gostei. . tudo importante.. . a pessoa deve mesmo se garantir ..
    só não precisa ter receio que o vento provocado pelo caminhão que vem ou que vai, vai puxar vc para baixo dele, nem empurrar vc para o acostamento . ….

  11. Nossa, fiquei muito feliz em conhecer o mulheresdemoto.com! vou começar minhas aulas na moto escola no próximo mês e estou muito ansiosa. Foi muito importante ler e entender que devemos ir aos poucos, sempre respeitando nossos limites. Tenho 1,62 de altura, e 54kg escolhi uma moto mais leve, na verdade uma scooter, para trabalhar e curtir o Fim de Semana…eu amo moto, e certamente assim que estiver pronta, vou investir em uma maior! Beijos e obrigada pelas dicas.

    1. Eu comprei a mesma moto que usava na auto escola, que era uma Factor 125 gostei bastante dela e é bem econômica em média faz 40km por litro. Além de bem macia para andar em chão com buracos. Mas, te garanto se vc já ama motos sem ter andado, vai amar mais ainda quando começar tuas aulas.

  12. Tudo de bom este texto da Lais. Tenho carteira e moto há 2 anos e muuuuito mais tempo de experiência (e carteira) como motorista. Fiquei muito surpresa ao ver, na prática, que minhas aulas para tirar a carteira de moto me ensinaram o básico do básico. Ou seja, a gente recebe a carteira sem saber pilotar a moto!! Só sabe se equilibrar na moto em baixa velocidade e fazer o trajeto da prova… nem andar em segunda marcha (trocar as marchas) aprendi na moto escola. Eu tinha noção que sabia muito pouco e busquei muita informação na internet, corri atrás para ter um mínimo de conhecimento e segurança, o que me ajudou muito. Moto é tudo de bom mas precisa ter cuidado e atenção sempre.

  13. Esqueceram de dizer para não fazer curvas andando no corredor entre os veículos. É uma situação conflitante onde há maior índice de acidentes. Estando o trânsito fluindo em curvas, fique atrás de um veículo, mantendo distância de segurança, para depois ultrapassar pelo corredor nas retas, caso seja necessário.

  14. Use sempre luvas de couro, pois em caso de quedas é a primeira coisa que vai usar para se proteger e que mais vai ralar são as mãos, além de doer prá caramba, com as mãos enfaixadas sua vida vai ficar bem complicada. Além do capacete, use também um óculos por dentro, mesmo que escuro ou óculos de lente sem grau. Já tive uma fagulha de aço fincada no olho e quase o perdi. Ando de moto há 35 anos, já cai prá caramba, bati algumas vezes e acabei com duas CG 125 e uma CB 400. Muito importante: quando você estiver andando bem, você estará sabendo andar bem, porém há situações emergenciais onde o manejo ou frenagem da moto para se evitarr um acidente só se adquire com um bom tempo de experiência, coisa que quem já sabe andar ainda não atingiu tal estágio, portanto, não exagere. Aprenda a usar freio motor, principalmente nas curvas: quando for fazer uma curva fechada ou pegar descida forte, reduza a marcha e acelere bem a moto. Caso for necessário frear, só deixando de acelerar a moto vai reduzir bem a velocidade. Exercite a aceleração e redução de marchas em todo o momento. O freio motor é o mais eficiente e seguro na chuva e garoa.

  15. Coloque mata cachorro na moto pois em caso de queda protege suas pernas e a moto. Se o modelo da moto não comportar mata cachorro então vai dar para usar slider que também ajuda.

  16. Quem for comprar scooter automático , a Citycom da Dafra é a que possui as maiores rodas. Tem também a Yamaha Neo 115. Scooters com rodas grandes são as mais seguras. Rodas pequenas são bem perigosas em pisos irregulares, onde só a diferença de asfalto já é um perigo em si.

  17. Gostei do artigo, vou repassar pra minha esposa.
    Você poderia escrever um sobre como perder o medo de andar na estrada… ela ainda não sai da minha garupa. Eu queria que ela andasse ao meu lado.
    Vlw!

  18. O item 1 é item fundamental do código de trânsito brasileiro. As outras dicas são ótimas. 🙂

  19. Amei a página! Vamos publicar mais…precisamos destas informações!! Fiz um curso de pilotagem segura, muito interessante e que me ajudou muito no dia a dia…chama-se GPR Course, com os batedores da PRF. Indicado para motociclistas em geral, iniciantes ou não. Segurança em 1, 2, 3 lugar sempre! Juntos somos mais fortes…Capacete, não economizem, comprando o mais barato, pesquise as marcas…e os mais seguros são os fechados!! Abraço a todos! E bons ventos.

  20. Boa noite meninas. Sou recém chegada e comecei a “garupar” aos 42 anos rsrs, na vdd, ano passado. Sempre tive medo e vergonha de achar lindo mulher pilotar moto. Basta! Agora quero estar sobre duas rodas também. Mas não na garupa! Adorei os post e contribuições para iniciantes. Vou fazer moto escola e já estou procurando conhecer melhor esta máquina de liberdade pra fazer a escolha certa na hora da compra. Bjos.

  21. Nas frenagens de emergência lembre que o freio dianteiro tem que ser pressionado forte e antes do traseiro. Já ouvi especialistas dizerem que a porcentagem é de 70%/30% (dianteiro/traseiro)

  22. Olá, eu adorei as dicas e também gostei mulheresdemoto, vou adquirir minha primeira moto, uma lamburguini para ir trabalhar e ir a facu. Estou ansiosa para experimentar tudo isso.

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